Pular para o conteúdo principal

Resenha | Animais Fantásticos & Onde Habitam - J. K. Rowling

Editora: Rocco
Páginas: 64
Estrelas: ✬✬✬
Skoob
Publicado originalmente em 2001 com o título de Fantastic Beasts and Where to Find Them

A acromântula é uma aranha monstruosa de oito olhos e dotada de fala humana, foi desenvolvida pelos bruxos para guardar suas casas ou tesouros... O basilisco, também chamado de rei das cobras, é verde-vivo e pode alcançar até quinze metros de comprimento. Sua criação foi declarada ilegal, desde a época medieval. O dragão é o animal mais mágico do mundo; seu couro, sangue, coração, fígado e chifre têm grandes propriedades ilusionistas.
Estas breves descrições são apenas uma amostra do que o leitor pode encontrar em Animais fantásticos & onde habitam , de J. K. Rowling, escrito sob o pseudônimo de Newt Scamander, e com prefácio do sábio Alvo Dumbledore. Ao livro, adotado pelos professores da Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts e considerado uma obra-prima, atribui-se a responsabilidade pelo bons resultados dos alunos nos exames de Trato das Criaturas Mágicas. E a obra não é recomendada só para estudantes. "Nenhuma casa bruxa está completa se não possuir um exemplar." Trata-se de um guia com mais de 80 espécies de animais e seus respectivos hábitos, costumes e origem.
Este exemplar lançado no mundo dos trouxas (não-bruxos) é uma duplicata do Animais fantásticos & onde habitam de Harry Potter, editado, inclusive, com notas informativas que ele e seus amigos fizeram à margem das páginas. Segundo Scamander, Animais... já está em sua 52ª edição e esclarece, entre outras dúvidas, o significado de animal para a comunidade mágica; fornece sua classificação; a percepção dos trouxas sobre esses seres; ensina como e por que mantê-los ocultos em hábitats seguros, desobediência esta que incorre em multa; e faz um histórico das normas impostas pelo Departamento para Regulamentação e Controle das Criaturas Mágicas do Ministério da Magia, ao longo dos séculos, para preservar as feras fantásticas e assegurar aos bruxos o prazer de apreciar seus poderes e beleza.


Completei meus spin-offs de Harry Potter com Animais Fantásticos & Onde Habitam. Já tem resenha de Os Contos de Beedle, o Bardo e Quadribol Através dos Séculos.

Dos três livros, esse foi meu menos preferido. Mas serve para dar um gostinho a mais e para fãs, é claro, é leitura obrigatória.

Todas as adoráveis criaturas são descritas em ordem alfabética, contando sobre sua aparência, um pouco de sua origem, onde elas vivem, coisinhas assim. O mais legal é o nível atribuído pelo Ministério da Magia para avaliar a periculosidade de cada espécie.

Também tem a parte "teórica" de como foi feita a classificação dos animais, até de "povos" que teoricamente não seriam animais, mas preferem ser incluídos nessa categoria. Além de alguns rabiscos de Harry, Rony e Hermione.

Estou curiosa para ver como eles vão fazer filme desses livros spin-off, porque tirando Os Contos de Beedle, o Bardo, eles não tem uma história. Eles são textbooks usados em Hogwarts. Imagino que eles devam criar um enredo em cima dos animais e dos times de quadribol. Ansiosa.

Esses tempos li uma resenha que falava que é uma pena que esse livro não trouxe ilustrações e detalhes assim. Tenho que concordar, plenamente! Imagina esse livro com todos ou "os destaques" ilustrados? Babaria!

E você? Já leu? Deixe sua opinião nos comentários!
Siga o blog no Google Friend Connect.




Comentários

  1. Ainda não li, nem conhecia, pra ser sincera, talvez porque eu não "engulo" Harry Potter, sorry vida hahahah

    http://www.novaperspectiva.com/

    ResponderExcluir
  2. Oie! Nossa, eu li esse livro tem MUITO tempo, eu nem lembro de nada dele hahaha. E concordo, o livro não tem história, minha curiosidade para saber como será o desenrolar do filme, está enorme!

    Beijos, Carol
    www.girlfromoz.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi Rafaela sou fã irrevogável de HP e comecei a ler os spin-offs há pouco, espero gostar tanto quanto vc e estou ansiosa demais para ver como eles não transformar isso em filme

    http://www.feedyourhead.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Rafa! Tudo ótimo?

    Ótima resenha, curtinha e esclarecedora.Também tenho curiosidade em ler estes spin-offs de HP. Eu pensei que Animais Fantásticos e Onde Habitam tivesse as ilustrações! Uma pena mesmo não ter. Mas acho que após o filme eles publicarão uma edição mais caprichada. Quer apostar? rS'
    Eu li algo sobre a adaptação e acho que ela vai ter como protagonista um jovem aventureiro (esqueci o nome dele) do Ministério da Mágia, que sai pelo mundo para catalogar as espécies. Será interessante rever esse universo novamente.
    Numa próxima promoção eu tento adquiri os três livros.

    Beijos linda!

    ResponderExcluir
  5. Oi Rafa,
    Tbm estou bem curioso para ver o q vai ser do filme baseado no livro. Aliás, fiquei bem surpreso quando anunciaram o filme, pq o livro n tem estória mesmo.
    Realmente, ilustrações fariam a diferença. Acho que daria ainda mais a cara de textbook.
    Abraço,
    Alê
    www.alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Resenha | Primeiro ano - Scott Turow

Editora : Record Páginas : 220 Estrelas : ✬✬✬✬ Skoob Publicado em 1977. Ao narrar as angústias, as dificuldades, os desafios e os triunfos que marcaram seu primeiro ano na Faculdade de Direito de Harvard, Scott Turow denuncia problemas surpreendentes no sistema de educação jurídica de uma das mais antigas e conceituadas instituições de ensino dos Estados Unidos. Um relato dramático e um importante depoimento do autor.

Resenha | As Florestas do Silêncio - Emily Rodda

Deltora Quest - Livro 1 Editora : Fundamento Páginas : 104 Estrelas :  ✬ ✬ ✬ ✬ Skoob Publicado originalmente em 2000 com o título de The Forests of Silence O maligno Senhor das Sombras está tramando invadir Deltora e escravizar o seu povo. Há somente uma coisa que o impede: o mágico Cinturão de Deltora com suas sete pedras preciosas de fantástico e misterioso poder. Quando as pedras são roubadas e escondidas em locais sombrios e terríveis em todo o reino, o Senhor das Sombras triunfa e Deltora está perdida. Em segredo, com apenas um mapa desenhado à mão para guia-los, dois estranhos companheiros saem numa perigosa busca. Determinados a encontrar as pedras perdidas e livrar seu país do tirano, eles lutam para atingir sua primeira meta - as sinistras "Florestas do Silêncio".

Resenha | A Arte de ter Razão - Arthur Schopenhauer

Editora : Faro Editorial Páginas : 128 Estrelas : ✬✬✬ Skoob Publicado em 1831. A forma como nos comportamos socialmente não mudou muito desde Aristóteles. Partindo dos escritos do pensador grego, Schopenhauer desenvolve em sua Dialética Erística, 38 estratégias sobre a arte de vencer um oponente num debate não importando os meios. E, para isso, mostra os ardis da maior ferramenta que todos possuímos, a palavra. Usar argumentos e estratégias certas numa conversa é uma arma poderosa em qualquer momento. E tanto vale para quem quer reforçar um talento, evitar ciladas dialéticas, ou simplesmente estar bem preparado para negociações ou qualquer outra ocasião que exija argumentação... o que acontece em todos os momentos da vida. Essas estratégias não foram inventadas por Schopenhauer. Seu trabalho foi identifica-las, reuni-las de modo coerente, mostrando como são utilizadas, em quais momentos elas surgem em meio a uma discussão, de modo que você possa utilizar-se deste livro