Pular para o conteúdo principal

Resenha | O Sopro dos Deuses - Bernard Werber

O Ciclo dos Deuses #2
Editora: Bertrand
Páginas: 588
Estrelas: ✬✬✬✬
Skoob
Publicado originalmente em 2005 com o título de Le Souffle des Dieux

No início, quando chegaram à cidade de Olímpia e foram aprovados na categoria de anjos da guarda, os alunos-deuses eram 144. Agora, esse número está reduzido quase pela metade. Ao longo do jogo em que precisam fazer evoluir seus próprios humanos – e ao fim do qual somente um aluno sairá vencedor –, muitos já foram eliminados e transformados em seres mitológicos. Diante desses perigos, Michael Pinson tenta sobreviver e impedir a extinção de seu povo.Para piorar, Michael também tem outras preocupações: apaixonado por Afrodite, ele descobre detalhes sobre o passado da deusa do Amor que o fazem repensar seus sentimentos e acabam por envolvê-lo em um perigoso triângulo amoroso.Uma história em que os leitores aprenderão, de forma divertida, sobre mitologia e, além disso, sobre história geral. Por meio do narrador, Werber apresenta uma releitura de episódios importantes da humanidade, descrevendo-os sem citá-los diretamente. Na verdade, ele fornece dicas para que os leitores possam interpretá-los e descobrirem sozinhos do que se trata.Neste segundo volume, O sopro dos Deuses, o autor dá sequência à sua viagem por um mundo divino de fantasia, repleto de suspense e imaginação, onde propõe uma emocionante reflexão filosófica sobre a história humana e o significado da vida.


Você pode conferir a resenha do primeiro livro, Nós, os Deuses, aqui. Eu adorei o primeiro livro e não sei porque demorei tanto para pegar o segundo volume. Essa é uma série bem diferente, conta como os deuses se tornam deuses. Michael Pinson, que foi um humano e também, depois, um anjo, agora está indo para uma escola de deuses, para ter aulas com os deuses do Olimpo.

Lá, ele e um grupo de humanos anônimos e famosos, como Marilyn Monroe, Mata Hari e Julio Verne, tem aulas com os deuses do Olimpo, desde a criação inicial de um mundo, depois com o povoamento e agora nesse segundo livro, povoações humanas, guerras e crises.

Cada aluno criou seu grupo de humanos e eles tem de competir por território, comida e poder. Ainda o deicida não foi descoberto e nem os mistérios da montanha. 

Esse livro, infelizmente, sofre da maldição do segundo livro, trazendo poucas respostas e mais preparação para o terceiro e final livro. Ainda assim, é uma excelente leitura.

É interessante encarar dessa perspectiva de deus a criação do mundo. Assim como acompanhar que os novos deuses sofrem de falta de originalidade, então, os seus povos tendem a cair nas mesmas armadilhas da história quanto seus "originais" de Terra 1.

Ainda não deu para saber quem é quem realmente, em quem confiar e o que tem na montanha e o que pretende Afrodite ao dar atenção ao Michael. Estou ansiosa pelo final dessa série.

Ele tem um desenvolvimento um pouco devagar e assim como o primeiro livro, a história é intercalada com trechos de uma enciclopédia. Fãs de Percy Jackson podem beber desta fonte para mais mitologia de uma maneira mais adulta, mas não menos divertida.

E você? Já leu? Deixe sua opinião nos comentários!
Siga o blog no Google Friend Connect!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Resenha | Primeiro ano - Scott Turow

Editora : Record Páginas : 220 Estrelas : ✬✬✬✬ Skoob Publicado em 1977. Ao narrar as angústias, as dificuldades, os desafios e os triunfos que marcaram seu primeiro ano na Faculdade de Direito de Harvard, Scott Turow denuncia problemas surpreendentes no sistema de educação jurídica de uma das mais antigas e conceituadas instituições de ensino dos Estados Unidos. Um relato dramático e um importante depoimento do autor.

Resenha | As Florestas do Silêncio - Emily Rodda

Deltora Quest - Livro 1 Editora : Fundamento Páginas : 104 Estrelas :  ✬ ✬ ✬ ✬ Skoob Publicado originalmente em 2000 com o título de The Forests of Silence O maligno Senhor das Sombras está tramando invadir Deltora e escravizar o seu povo. Há somente uma coisa que o impede: o mágico Cinturão de Deltora com suas sete pedras preciosas de fantástico e misterioso poder. Quando as pedras são roubadas e escondidas em locais sombrios e terríveis em todo o reino, o Senhor das Sombras triunfa e Deltora está perdida. Em segredo, com apenas um mapa desenhado à mão para guia-los, dois estranhos companheiros saem numa perigosa busca. Determinados a encontrar as pedras perdidas e livrar seu país do tirano, eles lutam para atingir sua primeira meta - as sinistras "Florestas do Silêncio".

Resenha | A Arte de ter Razão - Arthur Schopenhauer

Editora : Faro Editorial Páginas : 128 Estrelas : ✬✬✬ Skoob Publicado em 1831. A forma como nos comportamos socialmente não mudou muito desde Aristóteles. Partindo dos escritos do pensador grego, Schopenhauer desenvolve em sua Dialética Erística, 38 estratégias sobre a arte de vencer um oponente num debate não importando os meios. E, para isso, mostra os ardis da maior ferramenta que todos possuímos, a palavra. Usar argumentos e estratégias certas numa conversa é uma arma poderosa em qualquer momento. E tanto vale para quem quer reforçar um talento, evitar ciladas dialéticas, ou simplesmente estar bem preparado para negociações ou qualquer outra ocasião que exija argumentação... o que acontece em todos os momentos da vida. Essas estratégias não foram inventadas por Schopenhauer. Seu trabalho foi identifica-las, reuni-las de modo coerente, mostrando como são utilizadas, em quais momentos elas surgem em meio a uma discussão, de modo que você possa utilizar-se deste livro