Pular para o conteúdo principal

Resenha | Eleanor & Park - Rainbow Rowell

Editora: Novo Século
Páginas: 328
Estrelas: ✬✬✬✬✬
Publicado originalmente em 2012 com o título de Eleanor & Park


Eleanor & Park é engraçado, triste, sarcástico, sincero e, acima de tudo, geek. Os personagens que dão título ao livro são dois jovens vizinhos de dezesseis anos. Park, descendente de coreanos e apaixonado por música e quadrinhos, não chega exatamente a ser popular, mas consegue não ser incomodado pelos colegas de escola. Eleanor, ruiva, sempre vestida com roupas estranhas e “grande” (ela pensa em si própria como gorda), é a filha mais velha de uma problemática família. Os dois se encontram no ônibus escolar todos os dias. Apesar de uma certa relutância no início, começam a conversar, enquanto dividem os quadrinhos de X-Men e Watchmen. E nem a tiração de sarro dos amigos e a desaprovação da família impede que Eleanor e Park se apaixonem, ao som de The Cure e Smiths. Esta é uma história sobre o primeiro amor, sobre como ele é invariavelmente intenso e quase sempre fadado a quebrar corações. Um amor que faz você se sentir desesperado e esperançoso ao mesmo tempo.


Eu já li Fangirl da mesma autora e tinha me decepcionado um pouco, então, fui reticente para a leitura de Eleanor & Park. Entretanto, nem precisava ter tido cuidado, eu adorei a história desse casal de adolescentes.

O livro se passa na década de 80, com direito a discman e tudo - essas coisas me deixam nostálgica, eu tinha um discman na infância. E a narrativa se divide em capítulos da Eleanor e capítulos do Park e uma das coisas que eu mais gostei é que não é uma divisão muito certinha, as vezes uma mesma cena vai sendo narrada pelos dois, então você tem os pensamentos dos dois sobre aquela mesma situação. Acho que em parte é por isso que o livro é tão apaixonante.

Então, ambos se conhecem quando pegam o mesmo ônibus para a escola. Eleanor senta ao lado de Park e Park nota que ela fica espichando o olho para ler junto com ele os quadrinhos que ele traz para ler no caminho. Tudo vai acontecendo devagarinho e conquistando o leitor.

Depois, o relacionamento deles vai evoluindo, eles vão compartilhando coisas sobre sua situação em casa. Tudo muito suave, muito bem dosado. E culmina num final desesperador - isso não necessariamente significa desgraça, ok? Mas é um final que choca.

Eleanor tem uma vida em casa bastante conturbada, ela precisa escapar daquela situação de qualquer forma. É uma situação parecida com a que acontece em Proibido, da Thabita Suzuma, com relacionamentos abusivos. Então, existe um contraste entre o amor puro do casal e o amor viciado com a família.

A graça do livro não é nenhuma novidade, mas ele tem o gosto de amor adolescente, de simplicidade, de realidade. Como eu falei antes, a construção das cenas e perspectivas, um ajudando ao outro, a vagarosidade dos acontecimentos, tudo vai dando uma impressão bastante real para a leitura. É aquele livro que você quer ter em mãos quando está se sentindo sentimental, nostálgico ou precisando de uma dose de amor na vida.


E você? Já leu? Deixe sua opinião nos comentários!
Siga o blog no Google Friend Connect.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Resenha | As Florestas do Silêncio - Emily Rodda

Deltora Quest - Livro 1 Editora : Fundamento Páginas : 104 Estrelas :  ✬ ✬ ✬ ✬ Skoob Publicado originalmente em 2000 com o título de The Forests of Silence O maligno Senhor das Sombras está tramando invadir Deltora e escravizar o seu povo. Há somente uma coisa que o impede: o mágico Cinturão de Deltora com suas sete pedras preciosas de fantástico e misterioso poder. Quando as pedras são roubadas e escondidas em locais sombrios e terríveis em todo o reino, o Senhor das Sombras triunfa e Deltora está perdida. Em segredo, com apenas um mapa desenhado à mão para guia-los, dois estranhos companheiros saem numa perigosa busca. Determinados a encontrar as pedras perdidas e livrar seu país do tirano, eles lutam para atingir sua primeira meta - as sinistras "Florestas do Silêncio".

Série | The Mentalist

Olá, tudo certo por aí?                 Essa semana vou fazer diferente, com o fim de uma das minhas séries favoritas, decidi fazer um apanhado geral sobre suas temporadas. Então, vamos lá embarcar nas trapaças de Patrick Jane e sua busca por vingança em The Mentalist. Mas antes, como sempre é de costume, ficha técnica: Título Original:  The Mentalist Produtores: Bruno Heller, Chris Long Emissora:  CBS Elenco:  Simon Baker, Robin Tunney, Tim Kang, Amanda Righetti, Owain Yeoman e mais... Gênero:  Drama, Mistério, Suspense, Policial. Duração:  43 minutos (Cada episódio) Enredo:  Patrick Jane é famoso por sua habilidade de alta percepção de tudo que está ao seu redor. Ele já quase foi uma celebridade, alegando ser médium, mas agora admite que fingia ter poderes paranormais. Com sua grande habilidade de observação, Patrick trabalha como consultor independente par...

Filme | Star Wars - Episódio IV - Uma Nova Esperança

Olá tudo certo por ai? Como no ultimo dia 4 de maio era o “Dia de Star Wars”, eu não poderia deixar passar essa data em branco (mas deixei). Enfim, eu já havia programado na minha cabeça que o filme do domingo passado seria Os Vingadores, por isso só trago agora mais uma (des)análise minha, e dessa vez, Star Wars – Uma Nova Esperança. Bora para a ficha técnica?