Pular para o conteúdo principal

Resenha | Futilidade ou o Naufrágio do Titãn


Editora: Vermelho Marinho
Páginas: 112
Estrelas: ✬✬✬✬
Publicado em 1898.


Futilidade ou O Naufrágio do Titan conta como o maior navio do mundo naufragou, em sua primeira viagem, após bater em um iceberg, exatamente, como viria a acontecer com o malfadado Titanic. Quem poderia imaginar que uma novela do final do século XIX se tornaria célebre por ter praticamente previsto o maior acidente náutico de todos os tempos?
Mais do que o livro que profeticamente previu o naufrágio do Titanic, Futilidade é a história de John Rowland, um ateu convicto que embarca como marinheiro no navio, e Myra Selfridge, uma jovem cristã que foi o grande amor de sua vida. Os problemas só aumentam quando um capitão trapaceiro tenta colocar tudo a perder.
Myra e Rowland encarnam, assim, os conflitos científicos e religiosos da virada do século, quando a ciência, mais do que nunca, se sobrepôs à religião. Ao leitor, resta a dúvida: teria sido coincidência ou providência?

Eu adoro o filme do Titanic, sério. Devo ter assistido mais de 20 vezes, talvez bem mais. É daqueles filmes que quando estão passando na TV, eu assisto. Quando estou de TPM, assisto. Quando não quero ver um filme novo, assisto. Assim, é claro que fiquei curiosa quando descobri o "livro que previu" o acidente, né?

O livro foi publicado poucos anos antes do Titanic ser posto no mar e realmente, trata-se de um naufrágio de um navio "inafundável". É um livro muito curto, mas bem cheio de histórias.

A linha narrativa acompanha John Rowland e o seu amor por Myra. Ele está trabalhando no navio, quando sua amada embarca com seu marido e filha. Quando do naufrágio, ele salva a menininha e o livro segue até bem depois do naufrágio.

Eu não sou muito chegada em histórias marítimas, mas esta serve a qualquer leitor. Tem uma trama boa - que, como sempre, acredito que merecia mais páginas. O personagem principal é bastante carismático e conquista o leitor.

É um livro que eu não teria descoberto, se não fosse o YouTube, e não teria pegado para ler se não tivesse essa história de ter "previsto" o acidente do Titanic. O que seria uma perda, pois é um livreto bem interessante que fala sobre as emoções humanas com excelência, seja com o carisma do personagem principal, seja pela futilidade de sua amada.

E você? Já leu? Deixe sua opinião nos comentários!
Siga o blog!



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Resenha | As Florestas do Silêncio - Emily Rodda

Deltora Quest - Livro 1 Editora : Fundamento Páginas : 104 Estrelas :  ✬ ✬ ✬ ✬ Skoob Publicado originalmente em 2000 com o título de The Forests of Silence O maligno Senhor das Sombras está tramando invadir Deltora e escravizar o seu povo. Há somente uma coisa que o impede: o mágico Cinturão de Deltora com suas sete pedras preciosas de fantástico e misterioso poder. Quando as pedras são roubadas e escondidas em locais sombrios e terríveis em todo o reino, o Senhor das Sombras triunfa e Deltora está perdida. Em segredo, com apenas um mapa desenhado à mão para guia-los, dois estranhos companheiros saem numa perigosa busca. Determinados a encontrar as pedras perdidas e livrar seu país do tirano, eles lutam para atingir sua primeira meta - as sinistras "Florestas do Silêncio".

Série | The Mentalist

Olá, tudo certo por aí?                 Essa semana vou fazer diferente, com o fim de uma das minhas séries favoritas, decidi fazer um apanhado geral sobre suas temporadas. Então, vamos lá embarcar nas trapaças de Patrick Jane e sua busca por vingança em The Mentalist. Mas antes, como sempre é de costume, ficha técnica: Título Original:  The Mentalist Produtores: Bruno Heller, Chris Long Emissora:  CBS Elenco:  Simon Baker, Robin Tunney, Tim Kang, Amanda Righetti, Owain Yeoman e mais... Gênero:  Drama, Mistério, Suspense, Policial. Duração:  43 minutos (Cada episódio) Enredo:  Patrick Jane é famoso por sua habilidade de alta percepção de tudo que está ao seu redor. Ele já quase foi uma celebridade, alegando ser médium, mas agora admite que fingia ter poderes paranormais. Com sua grande habilidade de observação, Patrick trabalha como consultor independente par...

Filme | Star Wars - Episódio IV - Uma Nova Esperança

Olá tudo certo por ai? Como no ultimo dia 4 de maio era o “Dia de Star Wars”, eu não poderia deixar passar essa data em branco (mas deixei). Enfim, eu já havia programado na minha cabeça que o filme do domingo passado seria Os Vingadores, por isso só trago agora mais uma (des)análise minha, e dessa vez, Star Wars – Uma Nova Esperança. Bora para a ficha técnica?