Pular para o conteúdo principal

Resenha | Um Estudo em Vermelho - Sir Arthur Conan Doyle


Editora: Martin Claret
Páginas: 149
Estrelas: ✬✬✬✬
Publicado em 1888.


Um estudo em vermelho marca o início da trajetória de sucesso do mair detetive da Literatura mundial: Sherlock Holmes. Publicado originalmente na revista Beeton's Chritmas Annual em novembro de 1887, foi finalmente lançado em formato de livro em julho de 1888. A obra narra o primeiro encontro do detetive com seu fiel amigo Dr. Watson, imersos em mais um intrigante mistério a ser solucionado. A minúcia da narrativa permite ao leitor conhecer os costumes da época e os acontecimentos históricos, enriquecendo a trama do caso. Com um desfecho que deixará os leitores sem ar, Um Estudo Em Vermelho é mais uma obra genial de Sir Arthur Conan Doyle.

Eu sempre fui encantada com o mito do Sherlock Holmes, é uma daquelas figuras que povoam a cabeça antes mesmo de sabermos o que realmente é. Eu já li anteriormente algum livro dele, mas faz tanto tempo que já nem me lembro, resolvi voltar a ler, agora com mais atenção.

Esta é a primeira história do famoso detetive. O livro é narrado pelo Watson, que recém voltou do Afeganistão, e por um acaso do destino, acaba cruzando caminhos com o Sherlock, e eles decidem dividir um apartamento.

É bem inicial, próprio mesmo para adentrar na personalidade fascinante do Sherlock. Na verdade, ocupamos o lugar do Watson, fazendo indagações a respeito da profissão de Sherlock, desconfiados das visitas que ele recebe e envolvidos de repente no mistério.

O livro é dividido em duas partes. Primeiro, com Sherlock e Watson se conhecendo e o mistério. E segundo, o que levou o crime a ser cometido. Eu já encontrei essa técnica de escrita em outros livros, como O Clube dos Suicidas. Será que era "moda" na época?

Não me envolvi tanto com os casos como me envolvo em livros da Agatha Christie, mas isso é compensado pela surpresa do final da história. A escrita é muito objetiva e Sherlock só explica sua maneira de pensar ao final do livro, então, quando vão acontecendo os crimes, o leitor fica tentando adivinhar o que será que ele viu naquela cena.

Eu gostei bastante deste livro, em breve pretendo continuar lendo as peripécias de Sherlock Holmes. É um livro curto e recomendado.

E você? Já leu? Deixe sua opinião nos comentários!
Siga o blog!



Comentários

  1. Adoro as histórias do Sherlock Holmes e amo td que é relacionado a ele como os filmes e as séries. O meu Sherlock favorito é o interpretado por Bendict Cumberbatch da série Sherlock. Já li Um Estudo em Vermelho mas confesso que não é uma das minhas histórias favoritas mas mesmo assim as deduções surpreendentes de Sherlock são incríveis.
    bjus
    http://reticenciasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Filme | Star Wars - Episódio IV - Uma Nova Esperança

Olá tudo certo por ai? Como no ultimo dia 4 de maio era o “Dia de Star Wars”, eu não poderia deixar passar essa data em branco (mas deixei). Enfim, eu já havia programado na minha cabeça que o filme do domingo passado seria Os Vingadores, por isso só trago agora mais uma (des)análise minha, e dessa vez, Star Wars – Uma Nova Esperança. Bora para a ficha técnica?

Resenha | As Florestas do Silêncio - Emily Rodda

Deltora Quest - Livro 1 Editora : Fundamento Páginas : 104 Estrelas :  ✬ ✬ ✬ ✬ Skoob Publicado originalmente em 2000 com o título de The Forests of Silence O maligno Senhor das Sombras está tramando invadir Deltora e escravizar o seu povo. Há somente uma coisa que o impede: o mágico Cinturão de Deltora com suas sete pedras preciosas de fantástico e misterioso poder. Quando as pedras são roubadas e escondidas em locais sombrios e terríveis em todo o reino, o Senhor das Sombras triunfa e Deltora está perdida. Em segredo, com apenas um mapa desenhado à mão para guia-los, dois estranhos companheiros saem numa perigosa busca. Determinados a encontrar as pedras perdidas e livrar seu país do tirano, eles lutam para atingir sua primeira meta - as sinistras "Florestas do Silêncio".

Resenha | O Curioso Caso de Benjamin Button - F. Scott Fitzgerald

Editora: L&PM Páginas: 64 Estrelas:  ✬✬✬ Skoob Publicado originalmente em 1922 com o título de The Curious Case of Benjamin Button Em uma introdução a “O curioso caso de Benjamin Button”, Fitzgerald escreveu que baseou esta história numa observação de Mark Twain – ele afirmava ser uma pena que a melhor parte da vida viesse logo ao começo e a pior parte ficasse para o final. Neste conto, Fitzgerald inverte esta lógica: o esperado bebê do casal Button nasce com setenta anos, um metro e 73 centímetros de altura, uma barba proeminente e muitos cabelos brancos. Para além do estranhamento inicial que o nascimento causa na Baltimore do século XIX, Benjamin, a cada dia que passa, fica menos enrugado, menos curvado e mais jovial. Publicado pela primeira vez na revista Collier’s, em 1921, o conto foi eternizado no cinema com a atuação de Brad Pitt, que interpreta Benjamin durante toda a vida. Este personagem que vai rejuvenescendo ao longo dos anos levanta uma das maiores quest...