Pular para o conteúdo principal

Resenha | Quatro - Veronica Roth

Editora: Rocco
Páginas: 272
Estrelas: ✬✬✬
Skoob
Publicado originalmente em 2014 com o título de Four

Reunindo quatro histórias da série Divergente contadas da perspectiva do personagem Tobias, e três cenas exclusivas, Quatro Histórias da série Divergente oferece aos fãs da saga criada por Veronica Roth a chance de conhecer melhor a personalidade de um personagem fascinante e complexo e a chance de mergulhar mais fundo na sociedade dividida em facções criada pela autora.

Depois de assistir ao filme de Divergente, morri de saudades desse mundo que tanto me encantou. Quando pensava em reler a trilogia, lembrei deste livro. E ele matou minha saudade ♥

Você pode conferir as resenhas de Divergente, Insurgente e Convergente, aqui no blog. Enquanto o primeiro foi amor, o segundo foi um pouco menos e o terceiro, bom, o terceiro ainda quero dar uma chance para ler a tradução, já que li no original da primeira vez.

Eu detestei ler a perspectiva do Quatro em Convergente, talvez por isso, fui sem sede ao pote com esse livro, de início nem me interessei por ele. Quando iniciei a leitura, me surpreendi ao gostar muito dos contos. Talvez pelo distanciamento com a perspectiva da Tris, a do Quatro não soou tão similar e feminina.

O primeiro conto fala sobre a escolha de Quatro pela Audácia, o início dos seus 4 medos, a história com o pai abusivo. Já o segundo, é sua iniciação, com o início da sua relação com o Erik. O terceiro fala sobre sua relação com sua mãe. E o quarto, quando ele trai a Audácia, seu primeiro beijo com a Tris e outras coisinhas.

Foi tão bom revisitar o cenário, a iniciação. Coisas que já sabemos como funciona, porém, diferentes pois são as experiências que o Quatro passou. A iniciação no seu tempo era diferente, menos maldosa, e ficamos sabendo como e quando ela ficou sanguinária, eliminando os mais fracos. As coisas em Chicago já estavam ruins antes mesmo de Divergente e é isso que os contos nos mostram. 

Ao final do livro, tem pequenos textos sobre a relação do Tobias com a Tris, que eu achei totalmente desnecessários. São coisinhas que não servem para nada, não adicionam em nada, quase repetecos do que já foi lido. Páginas desperdiçadas, na minha opinião.

Gostei bastante de ler esse livro, principalmente para relembrar do porquê de gostar tanto dessa trilogia. Recomendado para quem se encontra na mesma situação em que eu estava, de saudades da série, ou para amantes da trilogia, no geral.

E você? Já leu? Deixe sua opinião nos comentários!
Seja parceiro do blog, siga no Google Friend Connect.



Comentários

  1. eu só li o primeiro livro da trilogia, mas pretendo ler o segundo quando tiver mais perto do lançamento do filme... não acho que seja a melhoooor distopia do mundo, tem muitas falhas e tal, mas o enredo é bem intrigante. Quanto aos contos acho que nunca lerei hahaha se bem que eu gosto muuuuito mais do Quatro do que da Tris. como voce falou, a narrativa dela é bem feminina e tal e acho meio clichê...
    beijos!

    www.vanessachanice.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, a melhor distopia que li até agora com certeza é 1984, mas Divergente é divertido haha
      Eu também não pretendia ler os contos, mas né, deu saudades hehe

      Beijos!

      Excluir
  2. Four também foi minha retomada por saudades da trilogia.. Também n gostei da visão dele em convergente, nao conseguia ver a diferenca entre ele e a Tris..
    Mas adorei os contos tanto quando o primeiro livro da trilogia..
    Forever a Bookaholic
    Curta a página do blog

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Resenha | Primeiro ano - Scott Turow

Editora : Record Páginas : 220 Estrelas : ✬✬✬✬ Skoob Publicado em 1977. Ao narrar as angústias, as dificuldades, os desafios e os triunfos que marcaram seu primeiro ano na Faculdade de Direito de Harvard, Scott Turow denuncia problemas surpreendentes no sistema de educação jurídica de uma das mais antigas e conceituadas instituições de ensino dos Estados Unidos. Um relato dramático e um importante depoimento do autor.

Resenha | As Florestas do Silêncio - Emily Rodda

Deltora Quest - Livro 1 Editora : Fundamento Páginas : 104 Estrelas :  ✬ ✬ ✬ ✬ Skoob Publicado originalmente em 2000 com o título de The Forests of Silence O maligno Senhor das Sombras está tramando invadir Deltora e escravizar o seu povo. Há somente uma coisa que o impede: o mágico Cinturão de Deltora com suas sete pedras preciosas de fantástico e misterioso poder. Quando as pedras são roubadas e escondidas em locais sombrios e terríveis em todo o reino, o Senhor das Sombras triunfa e Deltora está perdida. Em segredo, com apenas um mapa desenhado à mão para guia-los, dois estranhos companheiros saem numa perigosa busca. Determinados a encontrar as pedras perdidas e livrar seu país do tirano, eles lutam para atingir sua primeira meta - as sinistras "Florestas do Silêncio".

Resenha | A Arte de ter Razão - Arthur Schopenhauer

Editora : Faro Editorial Páginas : 128 Estrelas : ✬✬✬ Skoob Publicado em 1831. A forma como nos comportamos socialmente não mudou muito desde Aristóteles. Partindo dos escritos do pensador grego, Schopenhauer desenvolve em sua Dialética Erística, 38 estratégias sobre a arte de vencer um oponente num debate não importando os meios. E, para isso, mostra os ardis da maior ferramenta que todos possuímos, a palavra. Usar argumentos e estratégias certas numa conversa é uma arma poderosa em qualquer momento. E tanto vale para quem quer reforçar um talento, evitar ciladas dialéticas, ou simplesmente estar bem preparado para negociações ou qualquer outra ocasião que exija argumentação... o que acontece em todos os momentos da vida. Essas estratégias não foram inventadas por Schopenhauer. Seu trabalho foi identifica-las, reuni-las de modo coerente, mostrando como são utilizadas, em quais momentos elas surgem em meio a uma discussão, de modo que você possa utilizar-se deste livro