Pular para o conteúdo principal

Mini-Opinião | Bolsa Blindada - Patricia Lages


Editora: Thomas Nelson
Páginas: 212
Estrelas: ✬✬✬
Publicado em 2012.

Em livro prefaciado por Renato e Cristiane Cardoso, autores de Casamento blindado, a jornalista Patricia Lages, especialidade em finanças, mostra como a mulher pode ser extremamente eficiente na administração do orçamento familiar. De forma bem-humorada e inteligente, Patricia mostra que o maior adversário da estabilidade financeira é o desconhecimento. Ela apresenta dicas e passos práticos que qualquer pessoa pode seguir para tomar as rédeas da vida financeira pessoal.


Eu já comentei por aqui minha resolução de lidar melhor com as finanças. Esse livro faz parte dessa mudança, assim como o Adeus, Aposentadoria.

Eu esperava encontrar um livro com dicas práticas para seguir, visando estabilidade financeira. Em parte, isso se concretizou. Porém, uma grande parte do livro é uma quase auto-biografia da autora. Ela parte das suas experiências pessoais para comentar o que aprendeu sobre o assunto.

Não vi muita novidade, todos que já pesquisaram no Google sobre o assunto vão encontrar no livro dicas que já sabiam, já leram antes. Ainda assim, ter isso sistematizado em um livro pode ser interessante.

Uma coisa que eu comecei a fazer depois de ler o livro foi bem básica: anotar todos os gastos. Fiz uma planilha no word mesmo e ao fim do dia, anoto tudo que gastei, valores, onde gastei e de que forma foi pago.

Só nisso, já deu para perceber que muitos dos meus gastos são impulsivos, daqueles que a gente faz sem nem perceber. Percebi duas coisas:

Um: dói mais gastar em dinheiro, porém, eu costumo comprar coisinhas variadas quando o tenho na carteira, seja um lanche na faculdade (convenhamos, essas lancherias são caras) ou algum item de papelaria que eu não era tão necessário assim. 

Dois: quando se compra no cartão, principalmente online, se perde a noção de quanto gastou, se for em crédito, o que virá nessa fatura ou na próxima, etc.

Com essas informações, agora quero estabelecer um orçamento para esses gastos bobinhos. Afinal, não acho que dê para cortar tudo de vez, são essas pequenas coisas que fazem a vida mais confortável... porém, dá para estabelecer um valor máximo. Ainda estou tentando, vamos ver se vai dar certo.

Enfim, o livro serviu muito mais para inspiração do que para aprendizagem. Porém, é gostoso de ler e, sério, inspiração nunca é demais, né?

E você? Já leu? Deixe sua opinião nos comentários!
Siga o blog no Google Friend Connect.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Resenha | Primeiro ano - Scott Turow

Editora : Record Páginas : 220 Estrelas : ✬✬✬✬ Skoob Publicado em 1977. Ao narrar as angústias, as dificuldades, os desafios e os triunfos que marcaram seu primeiro ano na Faculdade de Direito de Harvard, Scott Turow denuncia problemas surpreendentes no sistema de educação jurídica de uma das mais antigas e conceituadas instituições de ensino dos Estados Unidos. Um relato dramático e um importante depoimento do autor.

Resenha | As Florestas do Silêncio - Emily Rodda

Deltora Quest - Livro 1 Editora : Fundamento Páginas : 104 Estrelas :  ✬ ✬ ✬ ✬ Skoob Publicado originalmente em 2000 com o título de The Forests of Silence O maligno Senhor das Sombras está tramando invadir Deltora e escravizar o seu povo. Há somente uma coisa que o impede: o mágico Cinturão de Deltora com suas sete pedras preciosas de fantástico e misterioso poder. Quando as pedras são roubadas e escondidas em locais sombrios e terríveis em todo o reino, o Senhor das Sombras triunfa e Deltora está perdida. Em segredo, com apenas um mapa desenhado à mão para guia-los, dois estranhos companheiros saem numa perigosa busca. Determinados a encontrar as pedras perdidas e livrar seu país do tirano, eles lutam para atingir sua primeira meta - as sinistras "Florestas do Silêncio".

Resenha | A Arte de ter Razão - Arthur Schopenhauer

Editora : Faro Editorial Páginas : 128 Estrelas : ✬✬✬ Skoob Publicado em 1831. A forma como nos comportamos socialmente não mudou muito desde Aristóteles. Partindo dos escritos do pensador grego, Schopenhauer desenvolve em sua Dialética Erística, 38 estratégias sobre a arte de vencer um oponente num debate não importando os meios. E, para isso, mostra os ardis da maior ferramenta que todos possuímos, a palavra. Usar argumentos e estratégias certas numa conversa é uma arma poderosa em qualquer momento. E tanto vale para quem quer reforçar um talento, evitar ciladas dialéticas, ou simplesmente estar bem preparado para negociações ou qualquer outra ocasião que exija argumentação... o que acontece em todos os momentos da vida. Essas estratégias não foram inventadas por Schopenhauer. Seu trabalho foi identifica-las, reuni-las de modo coerente, mostrando como são utilizadas, em quais momentos elas surgem em meio a uma discussão, de modo que você possa utilizar-se deste livro