Pular para o conteúdo principal

Resenha | O Dominó Preto - Florbela Espanca


Editora: Martin Claret
Páginas: 127
Estrelas: ✬✬✬✬
Publicado originalmente em 1982 com o título de O Dominó Preto

O Dominó Preto inclui vários contos escritos por Florbela nesta altura em que se sentia menos virada para a poesia, e enquanto se dedicava a traduções de romances franceses, dadas as fracas condições económicas. Mostra-se um livro mais ligeiro e menos imbuído do tom funesto e soturno que Florbela imprimirá ao seu livro de contos seguinte, As Máscaras do Destino. No entanto, devido às partilhas dos direitos de autor, o livro só seria publicado em 1982, passados cinquenta anos sobre o desaparecimento da poetisa.

Não é segredo para ninguém que não sou fã de contos, entretanto, tenho tentado ler mais e entendê-los mais. Esse é um pequeno livro de contos que tem como temática principal as mulheres, exceto o último.

Mas não são sobre mulheres destemidas, mulheres ativistas, mulheres fantásticas. Na verdade, é um retrato da condição da mulher. Os protagonistas, na sua maioria são homens que ficam interessados em alguma mulher, e com isso, a mulher é vista através de seus olhos.

Embora publicado em 1982, provavelmente foi escrito em meados de 1927, portanto, trata-se de uma época bastante diferente da atual. Aqui, as mulheres admiradas são as castas, puras, à semelhança da mãe. Enquanto que mulheres ditas diferentes disto devem ser afastadas a todo custo.

O primeiro conto, Mulher de Perdição, é o primeiro e mais longo conto. Os outros, ocupam poucas páginas. Porém, uma coisa que me chamou a atenção foi que mesmo em contos de 10 páginas, eu tive um envolvimento com a história contada.

Eu achava que contos, para serem bons, deveriam ser longos, aproximando-se de novelas, na extensão. Porém, a autora me provou errada. Gostei muito da leitura desse pequeno livro.

São curtas histórias para se ler em pequenos momentos de lazer ao longo do dia. Eu o li em momentos ociosos no escritório, quando tinha um tempinho. Não toma muito tempo para a leitura e vale a pena pela qualidade de escrita.



Siga o blog!



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Resenha | As Florestas do Silêncio - Emily Rodda

Deltora Quest - Livro 1 Editora : Fundamento Páginas : 104 Estrelas :  ✬ ✬ ✬ ✬ Skoob Publicado originalmente em 2000 com o título de The Forests of Silence O maligno Senhor das Sombras está tramando invadir Deltora e escravizar o seu povo. Há somente uma coisa que o impede: o mágico Cinturão de Deltora com suas sete pedras preciosas de fantástico e misterioso poder. Quando as pedras são roubadas e escondidas em locais sombrios e terríveis em todo o reino, o Senhor das Sombras triunfa e Deltora está perdida. Em segredo, com apenas um mapa desenhado à mão para guia-los, dois estranhos companheiros saem numa perigosa busca. Determinados a encontrar as pedras perdidas e livrar seu país do tirano, eles lutam para atingir sua primeira meta - as sinistras "Florestas do Silêncio".

Série | The Mentalist

Olá, tudo certo por aí?                 Essa semana vou fazer diferente, com o fim de uma das minhas séries favoritas, decidi fazer um apanhado geral sobre suas temporadas. Então, vamos lá embarcar nas trapaças de Patrick Jane e sua busca por vingança em The Mentalist. Mas antes, como sempre é de costume, ficha técnica: Título Original:  The Mentalist Produtores: Bruno Heller, Chris Long Emissora:  CBS Elenco:  Simon Baker, Robin Tunney, Tim Kang, Amanda Righetti, Owain Yeoman e mais... Gênero:  Drama, Mistério, Suspense, Policial. Duração:  43 minutos (Cada episódio) Enredo:  Patrick Jane é famoso por sua habilidade de alta percepção de tudo que está ao seu redor. Ele já quase foi uma celebridade, alegando ser médium, mas agora admite que fingia ter poderes paranormais. Com sua grande habilidade de observação, Patrick trabalha como consultor independente par...

Filme | Star Wars - Episódio IV - Uma Nova Esperança

Olá tudo certo por ai? Como no ultimo dia 4 de maio era o “Dia de Star Wars”, eu não poderia deixar passar essa data em branco (mas deixei). Enfim, eu já havia programado na minha cabeça que o filme do domingo passado seria Os Vingadores, por isso só trago agora mais uma (des)análise minha, e dessa vez, Star Wars – Uma Nova Esperança. Bora para a ficha técnica?