Pular para o conteúdo principal

Projeto 1001 #11 | Rebecca - Daphne du Maurier


Editora: Abril
Páginas: 396
Estrelas: ✬✬✬✬✬
Publicado originalmente em 1938 com o título de Rebecca


Publicado em 1938, Rebecca é talvez o romance por que Daphne du Maurier é hoje mais lembrada. Ao lê-lo entramos numa atmosfera onírica, sombria, alimentada por segredos que os códigos sociais obrigam a permanecer ocultos e que se concentram na misteriosa mansão Manderley. É para esta mansão que a narradora, uma jovem humilde, vai viver com o viúvo Maxim de Winter, ao aceitar o seu pedido de casamento. Mas então descobre que a memória da falecida esposa, Rebecca, se encontra ainda viva e que esta era tudo o que ela nunca será. À medida que o enredo se desenvolve, ela terá de redefinir a sua identidade num cenário em que os sonhos ameaçam tornar-se pesadelos…

Esse livro está tanto no Projeto 1001, como na lista de 20 livros impactantes escritos por mulheres. 


Eu não sei exatamente como descrevê-lo, ele lembra em estilo de Jane Eyre e O Morro dos Ventos Uivantes, mas vai um pouco além.

Começo pelo título do livro. Rebecca não é uma personagem do livro, mas é a protagonista da história que é contada. Já de início, sabemos que Rebecca está morta e a personagem-narradora ocupa seu lugar, como nova Mrs. de Winter.

Ele é contado do futuro, depois de tudo acontecer e relembrando como foram os acontecimentos da época. Desde quando a nova Mrs. de Winter não tinha esse título e era uma simples acompanhante de uma senhora.

Numa viagem, ela conhece e se apaixona pelo Sr. de Winter e ambos se casam, indo morar em Manderley. Mas não se trata de um romance. Tem um suspense que percorre pela história do casal, a sombra de Rebecca sempre se impõe.

É como se Mrs. de Winter, que não é nomeada ao longo do livro, pegasse a vida de Rebecca de onde ela parou e continuasse. Seja mantendo a casa ordenada da mesma forma, tentando se vestir da mesma forma, sempre se perguntando sobre o que Rebecca faria em tal situação.

Toda a história vai construindo uma angústia. É como se Rebecca não tivesse saído da vida dos personagens. Em certo ponto, como em Jane Eyre, achei que a história teria uma reviravolta sobrenatural, mas não. As respostas chegam ao final. 

A linguagem do livro é muito bonita. A autora soube explorar as palavras para construir o thrill da história. É envolvente, quanto mais você lê, mais quer ler. É um livro realmente fantástico, que valeu a leitura.

E você? Já leu? Deixe sua opinião nos comentários!
Siga o blog no Google Friend Connect.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Resenha | As Florestas do Silêncio - Emily Rodda

Deltora Quest - Livro 1 Editora : Fundamento Páginas : 104 Estrelas :  ✬ ✬ ✬ ✬ Skoob Publicado originalmente em 2000 com o título de The Forests of Silence O maligno Senhor das Sombras está tramando invadir Deltora e escravizar o seu povo. Há somente uma coisa que o impede: o mágico Cinturão de Deltora com suas sete pedras preciosas de fantástico e misterioso poder. Quando as pedras são roubadas e escondidas em locais sombrios e terríveis em todo o reino, o Senhor das Sombras triunfa e Deltora está perdida. Em segredo, com apenas um mapa desenhado à mão para guia-los, dois estranhos companheiros saem numa perigosa busca. Determinados a encontrar as pedras perdidas e livrar seu país do tirano, eles lutam para atingir sua primeira meta - as sinistras "Florestas do Silêncio".

Série | The Mentalist

Olá, tudo certo por aí?                 Essa semana vou fazer diferente, com o fim de uma das minhas séries favoritas, decidi fazer um apanhado geral sobre suas temporadas. Então, vamos lá embarcar nas trapaças de Patrick Jane e sua busca por vingança em The Mentalist. Mas antes, como sempre é de costume, ficha técnica: Título Original:  The Mentalist Produtores: Bruno Heller, Chris Long Emissora:  CBS Elenco:  Simon Baker, Robin Tunney, Tim Kang, Amanda Righetti, Owain Yeoman e mais... Gênero:  Drama, Mistério, Suspense, Policial. Duração:  43 minutos (Cada episódio) Enredo:  Patrick Jane é famoso por sua habilidade de alta percepção de tudo que está ao seu redor. Ele já quase foi uma celebridade, alegando ser médium, mas agora admite que fingia ter poderes paranormais. Com sua grande habilidade de observação, Patrick trabalha como consultor independente par...

Filme | Star Wars - Episódio IV - Uma Nova Esperança

Olá tudo certo por ai? Como no ultimo dia 4 de maio era o “Dia de Star Wars”, eu não poderia deixar passar essa data em branco (mas deixei). Enfim, eu já havia programado na minha cabeça que o filme do domingo passado seria Os Vingadores, por isso só trago agora mais uma (des)análise minha, e dessa vez, Star Wars – Uma Nova Esperança. Bora para a ficha técnica?