O Guia do Mochileiro das Galáxias #4
Editora: Arqueiro
Páginas: 203
Estrelas: ✬✬✬✬
Publicado originalmente em 1984 com o título de So Long, and Thans for all the Fish
Depois de viajar pelo Universo, ver o aniquilamento da Terra, participar de guerras interestelares e conhecer estranhas criaturas, Arthur está de volta ao seu planeta. Tudo parece igual, mas ele descobre que algo muito estranho aconteceu na sua ausência. Curioso com o fato e apaixonado por uma garota tão estranha quanto o que quer que tenha acontecido, ele parte em busca de uma explicação.
Como vocês sabem, já li e resenhei os três primeiros livros desta série aqui: O Guia do Mochileiro das Galáxias, O Restaurante no Fim do Universo e A Vida, o Universo e Tudo Mais.
Com a ressalva do terceiro livro, que não gostei muito, sou uma entusiasta da série. Gosto muito dos personagens, sou apaixonada pelo Marvin (♥) e amo o humor constante nos livros.
Volta a subir minha opinião com relação a este quarto e penúltimo livro (dos escritos pelo Douglas Adams). De volta à Terra, continuam as aventuras de Arthur Dent.
Uma coisa que eu geralmente não gosto, mas que faz todo o sentido nessa série, é quando eu não estou entendendo direito o que está acontecendo e o que está por acontecer. No caso desse livro, e série como um todo, é um plus. Não consigo perceber o final do livro ao fazer a leitura, qualquer coisa pode acontecer e fazer sentido na história.
Mas... a Terra não tinha sido destruída no primeiro livro? Pois é. Arthur está de volta e pegando carona com alguns desconhecidos, dentre eles, uma moça, por quem ele acaba se envolvendo ao longo do livro.
Senti um pouco de saudades dos outros personagens, que aparecem muito pouco. Já que o foco aqui está no Arthur e, se me permitem, onde estão os golfinhos? Com a "destruição" da Terra, os golfinhos sumiram.
Ainda bem que tenho "economizado" os livros dessa série, porque, sinceramente, adoro! Acho que super vale a pena e quero muito ver como essa história acaba (ou não).
E você? Já leu? Deixe sua opinião nos comentários!
Siga o blog!
Comentários
Postar um comentário