Pular para o conteúdo principal

Resenha | O homem que calculava - Malba Tahan


Editora: Record
Páginas: 300
Estrelas: ✬✬✬
Publicado em 1938.


As proezas matemáticas do calculista persa Beremiz Samir - o Homem que Calculava - tornaram-se lendárias na antiga Arábia, encantando reis, poetas, xeques e sábios. Neste livro, Malba Taham relata as incríveis aventuras deste homem singular e suas soluções fantásticas para problemas aparentemente insolúveis.

Este é outro livro que me foi recomendado por um professor no ensino médio e que acabei lendo com atraso. Não me lembro mais se era um professor de matemática, filosofia ou física, mas lembrando de suas personalidades, acredito que seja o de física haha

Este é um livro nacional publicado em 1938 que ainda é lido até hoje. Ele tem dois diferenciais. Primeiro, o tema, trata-se de um livro de matemática, de raciocínio lógico, cheio de curiosidades matemáticas. E segundo, porque ele se utiliza de uma estrutura árabe.

Ele é um romance, porém, estruturado em histórias singulares a cada capítulo. O exímio calculista vai espalhando seu raciocínio enquanto viaja até que acaba sendo protegido de um nobre.

Ele é procurado para resolver problemas insolúveis, desde divisão de herança até um grande teste que ele passa no final, para provar seu valor, com testes filosóficos e religiosos.

É um livro bastante curioso, eu não conseguiria resolver nenhum dos mistérios resolvidos neste livro. Ah, e há no livro a demonstração matemática e lógica do raciocínio do matemático.

Realmente, é um livro interessante de ser recomendado por um professor, ainda mais de uma matéria tão detestada quanto a matemática, porque no livro, é demonstrada a parte bonita da coisa. São quesitos cotidianos, que se resolvem de maneira lógica, mas que acabam sendo interessantes. O livro não me encantou tanto, mas gostei de tê-lo lido, meu apreço por raciocínio lógico cresceu consideravelmente depois da leitura.


E você? Já leu? Deixe sua opinião nos comentários!
Siga o blog!



Comentários

  1. Oi Rafaela,
    Só li uma resenha desse livro (sem contar a sua que li agora) há muito tempo.
    Por conta disso, de se ver a parte boa da matemática no livro, fiquei curiosa para lê-lo, pois sempre odiei os números.
    Beijos, Tão doce e tão amarga.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie!!
      Sabe, eu sou daquelas "faço humanas, não sei matemática" haha
      Mas realmente, a beleza dos números desse livro me conquistou - não a ponto de me "converter em exatas", mas valeu a pena.

      Beijão!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Resenha | As Florestas do Silêncio - Emily Rodda

Deltora Quest - Livro 1 Editora : Fundamento Páginas : 104 Estrelas :  ✬ ✬ ✬ ✬ Skoob Publicado originalmente em 2000 com o título de The Forests of Silence O maligno Senhor das Sombras está tramando invadir Deltora e escravizar o seu povo. Há somente uma coisa que o impede: o mágico Cinturão de Deltora com suas sete pedras preciosas de fantástico e misterioso poder. Quando as pedras são roubadas e escondidas em locais sombrios e terríveis em todo o reino, o Senhor das Sombras triunfa e Deltora está perdida. Em segredo, com apenas um mapa desenhado à mão para guia-los, dois estranhos companheiros saem numa perigosa busca. Determinados a encontrar as pedras perdidas e livrar seu país do tirano, eles lutam para atingir sua primeira meta - as sinistras "Florestas do Silêncio".

Série | The Mentalist

Olá, tudo certo por aí?                 Essa semana vou fazer diferente, com o fim de uma das minhas séries favoritas, decidi fazer um apanhado geral sobre suas temporadas. Então, vamos lá embarcar nas trapaças de Patrick Jane e sua busca por vingança em The Mentalist. Mas antes, como sempre é de costume, ficha técnica: Título Original:  The Mentalist Produtores: Bruno Heller, Chris Long Emissora:  CBS Elenco:  Simon Baker, Robin Tunney, Tim Kang, Amanda Righetti, Owain Yeoman e mais... Gênero:  Drama, Mistério, Suspense, Policial. Duração:  43 minutos (Cada episódio) Enredo:  Patrick Jane é famoso por sua habilidade de alta percepção de tudo que está ao seu redor. Ele já quase foi uma celebridade, alegando ser médium, mas agora admite que fingia ter poderes paranormais. Com sua grande habilidade de observação, Patrick trabalha como consultor independente par...

Filme | Star Wars - Episódio IV - Uma Nova Esperança

Olá tudo certo por ai? Como no ultimo dia 4 de maio era o “Dia de Star Wars”, eu não poderia deixar passar essa data em branco (mas deixei). Enfim, eu já havia programado na minha cabeça que o filme do domingo passado seria Os Vingadores, por isso só trago agora mais uma (des)análise minha, e dessa vez, Star Wars – Uma Nova Esperança. Bora para a ficha técnica?